quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Muesli

Nos últimos dias tenho-me dado à cozinha!
Se há coisa que me da muito prazer é perder-me entre os tachos e panelas!
E quem melhor que as nossas amigas bimbólicas, em especial a Canela e Gasparzina, para beber do seu conhecimento e me inspirar.
Desta vez saiu um muesli delicioso...a quantidade acho que é demasiado para duas pessoas, mas é tão bom que não sei não...
Aqui fica a receita (da gasparzinha) com os ingredientes que eu usei, foi tudo comprado no continente, no pingo doce e no celeiro.


Ingredientes:


300g de flocos (usei aveia, farelo de trigo, cevada integral, 100 g cada)
100g de frutos secos (usei uma mistura de frutos secos que se encontra a venda no pd que contem amêndoas com pele, amendoins, cajus, nozes de macadâmia)
100g de sementes (sementes de sésamo, girassol, linhaça, canhâmo, chia e papoila)
100g de frutas secas (usei uma mistura do pd que se chama mistura do caribe, contem coco, papaia, passas tâmaras, ananas entre outros. Adicionei tambem umas bagas goji)

50g de mel 
40g de azeite, óleo de sésamo, manteiga ou manteiga de amendoim (usei azeite)
1 colher chá de canela
1 colher de sobremesa de essência de baunilha 
1 pitada de gengibre em pó
1/2 colher chá de sal



Preparação:
Pré aqueça o forno a 160ºC.
Coloque os frutos secos na bimby dando 2 toques de turbo de modo a triturar grosseiramente os frutos secos.
Num recipiente adicione os ingredientes secos, excepto as frutas (os flocos, sementes e frutos secos) e envolva-os bem.
Seguidamente, sem lavar o copo da bimby, aqueça o azeite e o mel, com a canela, a baunilha e o gengibre 3 minutos, temperatura 100ºC, velocidade colher.
Envolva bem este preparado na mistura dos ingredientes secos. 
Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe a mistura. Leve a tostar durante 20 minutos, mexendo regularmente.
Retire do forno, adicione as frutas e deixe arrefecer.
Guarde num recipiente hermeticamente fechado.


Fonte: Canela e Gasparzina

Sem comentários:

Enviar um comentário